Páginas

Censo 2010 aponta migração de fiéis da Universal do Reino de Deus para outras igrejas evangélicas


Dados do Censo 2010, divulgados nesta sexta-feira (29), mostram que a Igreja Universal do Reino de Deus está perdendo fiéis para outras igrejas evangélicas do segmento pentecostal, tais como a Mundial do Poder de Deus e a Assembleia de Deus. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a doutrina evangélica é a religião que mais cresce no país.
A instituição religiosa fundada pelo bispo Edir Macedo teve uma baixa de quase 230 mil adeptos em comparação com o Censo Demográfico de 2000, e passou de 2,102 milhões para 1,873 milhões --diminuição de mais de 10,8% de seu público.
Já a Mundial do Poder de Deus, criada pelo ex-pastor da Universal e desafeto de Edir Macedo, Valdemiro Santiago --investigado pela Receita Federal após acusações de enriquecimento ilícito feitas pela Rede Record, emissora que pertence à Universal--, conseguiu arregimentar 315 mil fiéis, e pela primeira vez consta na relação de igrejas consideradas pelo Censo.
Enquanto isso, a Assembleia de Deus (que é mais conservadora em relação às demais) aparece como a igreja que conseguiu atrair o maior número de novos seguidores nos últimos dez anos: passou de 8,4 milhões para 12,3 milhões, de acordo com o Censo.
Segundo o representante da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, Cláudio Crespo, a "transição de pessoas entre denominações no campo evangélico" é um fato comum ao contexto estudado, porém há outras variantes que podem explicar a queda no número de fiéis da Universal do Reino de Deus.
"A forma como essas igrejas se comunicam com os seus respectivos públicos, que variam de acordo com características sociais e regionais, é fundamental para entender essa questão dos evangélicos. A mensagem religiosa que se adequa a uma realidade específica, que envolve uma gama significativa de população, tem chances maiores de encontrar novos adeptos", disse
fonte: uol

Evangélicos formam torcidas organizadas e são proibidos de xingar nos estádios

Evangélicos formam torcidas organizadas e são proibidos de xingar nos estádios

Grupos evangélicos estão se organizando e vestindo a camisa de seu time de futebol do coração para torcer nos estádios. A diferença em relação às torcidas organizadas tradicionais é que os religiosos devem seguir três mandamentos básicos: não consumir bebidas alcoólicas antes, durante ou depois das partidas; não provocar ou se envolver em brigas e/ou confusões com outros grupos de torcedores; e não proferir palavrões ou qualquer tipo de xingamento no decorrer dos jogos.

O fenômeno das torcidas organizadas evangélicas surgiu em 2005, com a "Torcida Evangélica do Coritiba", no Paraná. Hoje, esse tipo de organização se espalhou pelo país. No Rio, por exemplo, os dois principais representantes desse segmento são a "Fogospel", formada por torcedores do Botafogo, e a "Flagospel", que reúne flamenguistas evangélicos

Questionado sobre a eficiência da proibição a palavrões e xingamentos, hábito popular do torcedor brasileiro, o presidente da Flagospel, Henrique Reinaldo da Silva, afirmou à reportagem do UOL que todos os integrantes das torcidas evangélicas acabam passando por um processo de reeducação e conscientização.

"Você realmente não escuta palavrão porque essa é uma das poucas regras que nós colocamos. Não brigamos, não bebemos e não falamos palavrão. É claro que existem pessoas que não são evangélicas e se juntam a nós por conta do clima mais tranquilo, elas acabam cedendo ao ímpeto de xingar um determinado jogador, por exemplo. Mas para quem é efetivamente integrante da torcida evangélica, isso é mais do que uma regra, é uma questão de bom exemplo", explica.

fonte: uol

DIA INESQUECÍVEL- ENCONTRO DO PAI COM A FILHA

UMA HISTÓRIA INESQUECÍVEL, O EURICO CAMILO (90 ANOS) , NATURAL DA REGIÃO DE IJUI-RS, ONDE VIVEU POR ALGUNS ANOS.
QUANDO TINHA MAIS OU MENOS 19 ANOS DE IDADE APÓS DAR BAIXA DO EXÉRCITO , CONHECEU  AMÉLIA CAMPOS , ONDE SE APAIXONARAM E TIVERAM FRUTO DO AMOR.
MAS SEU EURICO  ERA UM HOMEM MUITO AGITADO, GOSTAVA DE BRIGAR, TOMAR UNS TRAGOS E SER BEM TRADICIONALISTA, GOSTAVA MUITO DE ANDAR BEM PILCHADO.

CERTA VEZ EURICO FOI EMBORA E DONA AMÉLIA FICOU  EM SANTO ÂNGELO-RS, GANHOU SEU BEBÊ QUE CHAMOU-SE  GESSI CAMPOS.
AMÉLIA DECIDE LEVAR O BEBÊ PARA O PAI CONHECER , MAS ELE ESTAVA PRESO  POR MOTIVOS DE BRIGAS NAQUELA ÉPOCA, FOI ASSIM QUE EURICO VIU PELA PRIMEIRA VEZ SUA PRIMOGENITA.

QUANDO GESSI CAMPOS TINHA NOVE ANOS, SUA MÃE ACABOU FALECENDO, FICANDO SUA GUARDA COM OS PADRINHOS, JÁ EURICO CONHECEU  O RIO GRANDE DO SUL, ONDE TRABALHAVA DE TOCADOR DE GADOS, MAS ALIMENTAVA  O SONHO DE PODER REVER SUA FILHA.
ANOS PASSARAM E POR DESTINO, EURICO TEVE UM GRAVE ACIDENTE QUANDO UM TREM CRUZOU POR CIMA DE SUA PERNA, ONDE  A PERDEU E POR UM MILAGRE  NÃO SUA VIDA.
APÓS ISSO EURICO VENHO PARA SANTIAGO-RS, ONDE HÁ MAIS DE 40 ANOS  VIVE, EM UMA CASA SIMPLES DE QUATRO PEÇAS, COM DIFICULDADES DE LOCOMOÇÃO E VISUAL, DONA GESSI CAMPOS JÁ MULHER,  EM VEZ ENQUANDO O VINHA  VISITAR O SEU PAI, MAS PELO PASSAR DOS TEMPO, ACACOU FICANDO DOENTE, E  ACABARAM PERDENDO CONTATO. 
MAS PORÉM ELE NUNCA PERDEU A ESPERANÇA DE VER SUA FILHA OUTRA VEZ.

QUANDO FICAMOS SABENDO DESSA HISTÓRIA, ACABAMOS NOS ESFORÇANDO PARA ENCONTRAR DONA GESSI E DESCOBRIMOS ATRAVÉS DO SGT EDSON  DA BRIGADA MILITAR,  QUE ELA AINDA RESIDIA EM SANTO ÂNGELO, POIS ELE FEZ ALGUNS CONTATOS E ENFIM CONSEGUIMOS.

AGORA NESSE DIA 09 DE JULHO, FOI UM DIA MUITO EMOCIONANTE E INESQUECÍVEL, POIS PAI E FILHA SE REENCONTRARAM,  APÓS  22 ANOS SEM  NENHUM CONTATO,
HOJE SEU EURICO CAMILO DESCOBRIU QUE JÁ É TATARAVÔ, QUE SUA FILHA GESSI CAMPOS ESTÁ MUITO BEM.

EU PATRIC MONTEIRO, AGRADEÇO A DEUS PELA OPORTUNIDADE  DE PODER AJUDAR, E AGRADEÇO ESPECIALMENTE AO SGT EDSON DA BRIGADA MILITAR E SUA FAMILIA PELO EMPENHO E DEDICAÇÃO EM NOS AJUDAR.




EURICO CAMILO (90 ANOS) E GESSI CAMPOS ( 71 ANOS),

EMOÇÃO TOMOU CONTA DO CORAÇÃO DE UM PAI